top of page
Foto do escritorBhryan Meneses

EM DEFESA DA OSTEOPATIA

Na semana passada, o Jornal O Globo publicou a matéria absurda intitulada "De banho de gelo a osteopatia: terapias usadas por atletas nas Olimpíadas são eficazes?" onde ela basicamente tenta desmerecer a osteopatia e colocá-la ao lado de terapias sem comprovação científica como banho de imersão em gelo, ventosas e fitas adesivas para dor.


Para sustentar sua tese, ela cita inclusive um artigo publicado no JAMA em 2021, que concluiu que a Osteopatia não demonstrava eficácia superior ao placebo e que não tinha benefício clínico.



Bom, existem pelo menos dois erros graves nessa matéria:


O primeiro é que o artigo analisado toma conta apenas de ténicas de manipulação de alta velocidade ou thrust. Mas Osteopatia não é somente manipulação, é uma filosofia que engloba também várias técnicas de tecido mole como pompagens, musculo energia e alongamentos e stretching, ainda mais outras condutas clínicas importantes como orientação, educação em dor e prescrição de exercícios.


O segundo, mas não menos importante, é que quando falamos em conhecimento científico, não podemos nos basear em apenas UM artigo para definir se certa coisa funciona ou não. Quando falamos em ciência, o melhor que temos para avaliar isso é uma revisão sistemática, que analisa vários artigos de uma vez e emite seu veredito sobre o tema.


E sobre isso, existem muitas revisões sistemáticas recentes que validam as várias técnicas usadas por um Osteopata. Apenas em uma dessas bases de dados, temos 276 revisões sistemáticas publicadas nos últimos cinco anos que avaliam os efeitos do tratamento Osteopático.


Ao ler alguns desses trabalhos é possível perceber que a literatura atual chancela o que já sabíamos: as técnicas osteopáticas são eficazes.


Posso concluir que um artigo como esse publicado em um grande veículo de comunicação não faz nada mais do que prestar um grande desserviço à população brasileira


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page