top of page
  • Foto do escritorBhryan Meneses

O QUE É UMA HÉRNIA DE DISCO?

Atualizado: 24 de jul. de 2023

As vértebras de nossa coluna são separadas por discos intervertebrais, que conferem à ela formato e possibilidade de absorver choques. Os discos são estruturas fibrosas formados por duas porções: um núcleo e um anel fibroso.


Uma hérnia de disco ocorre quando a parte interna do disco intervertebral extravasa pelo anel e pode gerar irritação das estrutras próximas, especialmente os nervos.

Ainda não se sabe ao certo a causa das hérnias de disco, mas a teoria mais aceita atualmente é que o processo trata-se de um evento normal do envelhecimento humano. No entanto, alguns aspectos como obesidade, fatores familiares e tabagismo podem acelerar o processo de formação de uma hérnia de disco e predispor o indivíduo à dor.


A idade mais comum do aparecimento de hérnis discais é em torno dos 55 anos, mas estudos recentes demonstram que a degeneração pode se iniciar à partir dos 30 anos. As mulheres são geralmente as mais afetadas pelo problema e o local da coluna onde mais se observa hérnias é o nível entre L5-S1 devido ao maior peso que esses discos precisam suportar.


VOCÊ SENTE ALGUM DESSES SINTOMAS?

CLIQUE ABAIXO PARA SABER MAIS



A maioria dos pacientes queixam-se de dor que pode se irradiar para a perna ou o braço dependendo do nível vertebral que essa hénia acontece. A dor pode ser descrita como intensa, em queimação, dormência e pode ser acompanhada de perda de força no membro acometido e geralmente aparece ao se passar longos períodos sentado ou ao caminhar maiores distâncias. Os sintomas geralmente se iniciam de forma gradativa e podem piorar com o tempo sem o tratamento adequado.


Apesar da dor em alguns casos ser incapacitante, a maioria dos casos não se refere a um problema grave na coluna. Isso quer dizer que elas respondem muito bem ao tratamento conservador (não-cirúrgico) com fisioterapia e medicação analgésica. Apenas 2% dos casos de hérnia de disco realmente precisam de intervenção cirúrgica.


Nesse contexto, apresenta-se a Osteopatia como um valioso aliado no tratamento e prevenção de recorrências de dor por conta de uma hérnia de disco. A Osteopatia é um método de avaliação e tratamento baseada em terapia manual que busca identificar a causa do problema, proporcionando um tratamento mais efetivo.



NÃO PERCA TEMPO!

ESCOLHA UMA VIDA MELHOR E SEM DOR!

CLIQUE AQUI E AGENDE SUA SESSÃO.




39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page